Duas Rodas e uma Nação, a imperdível exposição na cidade de São Paulo.

Duas Rodas e uma Nação, a imperdível exposição na cidade de São Paulo.

Inaugurada no início de dezembro de 2024 e com duração prevista até 9 de março de 2025, a mostra “Duas Rodas e uma Nação” celebra a trajetória da motocicleta no Brasil desde seus primórdios. Ao todo, 50 motocicletas históricas e diversos objetos relacionados ao motociclismo brasileiro – como trajes, troféus, documentos e registros de diferentes épocas – ocupam o 19º e o 20º andar do Farol Santander, localizado no centro histórico de São Paulo, um dos mais icônicos endereços da cidade.

Logo no hall de entrada do lendário edifício – que, com 161 metros de altura, foi o mais alto arranha-céu do Brasil durante quase duas décadas –, inúmeras motocicletas dão as boas-vindas aos visitantes, incluindo a icônica Honda CG 125 de 1976, modelo inaugural da fábrica da Honda Motos em Manaus, AM, disposta em um layout instagramável com a propaganda da época protagonizada pelo Rei Pelé.

Nos andares superiores, dois espaços expositivos distintos são dedicados à história da motocicleta no Brasil, oferecendo ao visitante uma oportunidade excepcional de conhecer não apenas os primórdios do motociclismo brasileiro, mas também sua marcante evolução até os dias atuais. Modelos raríssimos de motocicletas, de alto valor histórico, foram cedidos por coleções privadas para serem apreciados pelo grande público pela primeira vez.

Entre as preciosidades, destaca-se a Honda CB 750 Four do início dos anos 1970, exemplar em raro estado de conservação e 100% original. Tal modelo, considerado a primeira superbike produzida em larga escala, é a “mãe” de todas as superesportivas atuais. Ao lado dela, encontra-se a raríssima Honda RCB 1000, modelo especialmente fabricado para corridas pela divisão de competições da Honda no Japão, que, com os brasileiros Walter “Tucano” Barchi e Edmar Ferreira, conquistou o 3º lugar na lendária 24 Horas de Le Mans, na França, em 1979.

A atual moto campeã do Superbike Brasil, a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, também está exposta em um ângulo dedicado à Honda Racing e ao seu piloto, o pentacampeão brasileiro Eric Granado. Além dos modelos poderosos mencionados, destaca-se também a pequena e valente Honda CG 125, protagonista da Fórmula Honda do final dos anos 1970, um evento que moldou o motociclismo brasileiro e criou ídolos como Santo Feltrin, José Xavier Soares Neto, o Birigui, Claudio Girotto, entre outros.

Visitar a mostra “Duas Rodas e uma Nação” é uma oportunidade única para aprender sobre a rica história da motocicleta no Brasil, tanto em aspectos esportivos quanto industriais. Para os aficionados que já conhecem esse espetacular passado, é a chance de rememorar momentos históricos e apreciar meia centena de motocicletas impecáveis, em uma exposição rica e montada com extremo bom gosto, situada em um ambiente elegante. Além disso, é uma imperdível oportunidade de desfrutar uma vista de 360º da capital paulista do mirante no topo do edifício.

Exposição: Duas Rodas e uma Nação – Farol Santander

Whatsapp