Honda Biz 125 2025: – PARTE 2 – A evolução de um sucesso

Honda Biz 125 2025: – PARTE 2 – A evolução de um sucesso

Honda Biz nasceu em 1998, substituindo a Honda C 100 Dream, da qual herdou o motor e o conceito geral. Porém, colocar a Biz ao lado da Dream torna evidente a modernidade da Biz, que nasceu de um projeto desenvolvido por uma equipe baseada no Brasil, que teve a genial ideia de usar uma roda 14 polegadas na traseira em vez da 17 polegadas original da Dream e, com isso, “cavar” o espaço para um porta-capacetes.

O chassi, que na Dream era de chapa de aço, virou tubular na Biz. Tal alteração técnica proporcionou melhora na rigidez estrutural e, com isso, boa estabilidade. Outra mudança na Biz em relação à Dream foi quanto à segurança, por causa do tambor de freio dianteiro maior.

A Honda Biz, alavancada pelo design moderno e por uma campanha publicitária sensacional, decolou nas vendas desde seu lançamento e nunca mais deixou de ser aperfeiçoada. Abaixo, as principais evoluções da Biz em seus 25 anos de história:

1999 – Um ano depois de lançada, a Biz ganhou uma versão com partida elétrica, a C-100 Biz ES.

2001 – Chega o indicador de nível do combustível no painel.

2002 – A Biz+ é lançada, versão top de linha com rodas de liga leve, pintura metálica e banco bicolor.

2005 – O novo motor de 125 cc, mais moderno, é 20% mais potente, e veio acompanhado de suspensão traseira de maior curso, melhoria na posição de pilotagem, farol redesenhado, piscas no escudo, nova lanterna traseira, novo banco, porta-capacetes maior e sistema Shutter-key com Comb-lock.

2006 – Freio a disco dianteiro na versão Biz 125. As outras são a mais simples 125 KS (freio a tambor e partida a pedal) e a Biz 125 ES (partida elétrica).

2008 – Sai o carburador, chega o sistema de injeção eletrônica PGM-FI. O escapamento ganha catalisador para reduzir emissões. Painel redesenhado, nova carenagem, novo banco, gancho porta-bolsa e novo pedal de câmbio.

2011 – O sistema PGM-FI passa a ser Flex (gasolina e/ou etanol). O novo design veio com assento em dois níveis e pedaleiras do garupa fixadas no chassi. Três as versões: KS, ES e EX, com freio a disco e rodas de liga. 

2012 – Uma versão econômica da Biz é lançada, com motor 100 cc carburado.

2016 – Chega a Biz 110i, equipada com um novo motor com injeção eletrônica PGM-FI.

2018 – As Biz 110i e 125 são modernizadas. Novo farol, painel de LCD com ECO Lamp, espaço maior sob o banco e sistema de abertura através da chave de ignição. A segurança aumenta com o sistema de frenagem CBS – Combined Brake System.

2020 – Na Biz 125, rodas de liga leve com novo desenho acompanharam cores e grafismos inéditos.

Enfim, fica mais do que evidente que a história da Biz é feita de renovações constantes, pois a Honda sabe que mesmo a melhor das ideias merece ser desenvolvida e aperfeiçoada. Vida longa à Biz, que, com a nova geração 2025, está cada vez melhor, mais tecnológica e mais bonita, mas econômica e robusta como sempre.

Whatsapp