Honda Biz 125 2025: PARTE 1 – A novidade!
O festival de novidades da Honda continua e agora chega a vez da Biz, modelo que na versão 2025 foi totalmente atualizado. Nada de sua forte personalidade foi alterada, mas aperfeiçoamentos técnicos e estéticos não faltaram. Sucesso desde seu lançamento – ela é a 2ª moto mais querida do país perdendo apenas para a Honda CG – a Biz vendeu em seus mais de 25 anos de carreira nada menos que 4,7 milhões de unidades.
Em termos de tecnologia, a nova Biz traz com um motor de 125 cc inédito, mais moderno e amigo do meio ambiente, com os índices de emissões reduzidíssimos, sem que isso afete o desempenho e a reconhecida economia do modelo. Certamente, é a moto 125 cc mais econômica do país.
Serão duas as versões da Honda Biz 125: a topo de linha EX – Exclusive, e a ES – Essential, que compartilham do mesmo motor. Na Biz EX o motor conta com o sistema PGM-FI FlexOne, que permite usar como combustível tanto etanol como gasolina, na Biz ES o sistema PGM-FI aceita apenas gasolina. Outra grande novidade é o sistema de freio: o pedal foi eliminado, substituído por controle de freios acionado nos manetes do guidão. Vejamos abaixo as características das novas Biz 2025, item por item.
Motor – O monocilindro de 125 cc foi atualizado para oferecer uma faixa de torque mais extensa, o que ajuda a pilotagem no uso urbano e contribui também para maior economia e durabilidade. A versão top, a Biz 125 EX, permite uso de etanol ou gasolina, enquanto a versão de entrada, a Biz 125 ES, somente gasolina. O aumento da capacidade do motor de 110 para 125 cc na Biz mais acessível faz com que agora ambas as versões tenham o mesmo desempenho. Na transmissão, semiautomática rotativa de 4 marchas, nada mudou, uma vez que este item, tradicional nas Biz, facilita a pilotagem por motociclistas inexperientes.
Ciclística – Junto com o novo motor veio um novo chassi, mais forte, que deixou a nova Biz 125 ainda mais estável. A calibragem das suspensões foi ajustada e a grande novidade é a eliminação do pedal de freio, comando este que passou para uma alavanca no punho da esquerda, seguindo um padrão já conhecido nas scooters. A nova alavanca comanda o sistema CBS, que reparte a força aplicada em cerca de 30% para a roda dianteira e 70% para a roda traseira. A Biz 125 EX tem rodas de liga-leve e o freio na frente é a disco, na Biz 125 ES as rodas são raiadas e os freios a tambor. Outra novidade é o pneu dianteiro, levemente mais largo na Biz 125 EX, que usa a tecnologia sem câmara. Na Biz 125 ES os pneus são com câmara.
Design – A Biz 125 EX traz luzes de posição em LED no escudo frontal, e em ambas as linhas da carenagem foram modernizadas. O painel é novo, retangular (Blackout na Biz 125 EX) e vem com indicador de marcha engatada e de média de consumo. Outro aperfeiçoamento é um cômodo porta-objetos atrás do escudo, capaz de abrigar um squeeze de meio litro, um celular ou outros itens. Perto da chave de ignição, que comanda a fechadura do assento, há uma porta USB-C. O sistema de abertura do compartimento sob o banco ainda é acionado pela chave, mas agora não é mais necessário operar a abertura com duas mãos, uma na chave e outra no banco: basta acionar a chave que o banco se afasta, algo prático especialmente quando uma das mãos está ocupada. Aliás, o gancho para pendurar pequenas compras continua no centro do escudo frontal.
E mais – A nova geração da Honda Biz 125 está ainda mais aperfeiçoada e eficiente, mantendo a mesma personalidade que atraiu tantos usuários e usuárias no Brasil todo. Muitos começaram suas carreiras de motociclistas justamente ao guidão de uma Biz por conta da facilidade de pilotagem, baixo peso e grande economia, qualidades que estão mantidas na versão 2025. Quer uma dica? Corra para a concessionária Honda mais próxima de sua casa e faça um test ride. Se já conhece as Biz anteriores, vai adorar as 2025, se não as conhece, vai querer uma!