Honda XR 300L Tornado 2025: PARTE 3 – A repercussão!

Honda XR 300L Tornado 2025: PARTE 3 – A repercussão!

O resgate de um nome de uma motocicleta do passado para batizar uma novidade espelha uma filosofia da Honda. Ao contrário do que alguns imaginam, o motivo não é puramente marketing, o “pegar uma carona” em um sucesso do passado. Na verdade, o nome forte é a inspiração para aplicar novas tecnologias, aperfeiçoando conceitos de sucesso comprovado.

Exemplos? São muitos. Mais recentemente, o nome Sahara batizou um modelo 100% inédito, a XRE 300 Sahara, que resgatou nome e qualidades admiradas na Honda NX 350 Sahara do final dos anos 1980, utilizando o melhor da tecnologia atual. O mesmo aconteceu com o nome Africa Twin, surgido há quase 50 anos no modelo XRV 650 – depois XRV 750 – e que foi recuperado há pouco mais de uma década para batizar a CRF 1000L/CRF 1100L, com configuração atualizada do ponto de vista tecnológico, mas fiel às origens: uma motocicleta que é simbiose de big trail com aventureira ágil e versátil.

A moto mais recente a chegar nessa “linhagem” é a XR 300L Tornado, reedição atualizada da XR 250 Tornado, que de 2001 a 2008 conquistou o respeito dos consumidores e da imprensa especializada brasileira como modelo imbatível em seu segmento. Todas as qualidades da Tornado pioneira estão presentes na nova Tornado 300, que não apenas reedita um nome de sucesso, como também, com certeza, está fadada a cumprir a brilhante trajetória de sua antecessora.

Veja abaixo algumas frases usadas por alguns dos principais especialistas em motos por ocasião do Festival Interlagos, quando a XR 300L Tornado foi mostrada:

“...a Tornado resgata a tradição de "trail raiz" da icônica XR 250 Tornado.”

Rafael Miotto – www.motoo.com.br

“...a XR 300L Tornado ganhou um novo motor de 300 cc, iluminação full LED e freio a disco em ambas as rodas! E, o melhor, com sistema ABS de série…”

Arthur Caldeira – https://mobilidade.estadao.com.br/  

“A moto, que já foi sinônimo de aventura e liberdade no início dos anos 2000, retorna repaginada e pronta para conquistar novos horizontes.”

Thiago Dantas – www.moto.com.br

“...muito adequada em porte, versatilidade e valor à realidade do mercado brasileiro.”

Roberto Dutra – www.webmotors.com.br

“...é aquela Tornado das antigas, agora atualizada...”

Seku Mello – www.motorede.com.br  

Enfim, pela calorosa recepção dada à novidade pelos especialistas, não há como dizer que a Honda, mais uma vez, não acertou em cheio ao lançar a XR 300L Tornado. Uma moto versátil e com um DNA lendário.

Whatsapp