As gerações da mais fácil das Motocicletas Honda

As gerações da mais fácil das Motocicletas Honda

O que se passava na cabeça dos projetistas quando começaram o trabalho que faria surgir Honda Pop? Na metade dos anos 2000 a menor das motocicletas Honda à venda no Brasil era a C 100 Biz, lançada em 1998, herdeira das qualidades da primeira moto da categoria CUB – Category Upper Basic – (ou categoria básica superior, em inglês) lançada no país em 1992, a C 100 Dream.

Como indica o nome CUB, tanto a Dream quanto a Biz foram boladas para ser o passo seguinte à bicicleta de milhares de usuários e usuárias. A simplicidade e facilidade de uso traria uma nova leva de pessoas para o guidão, gente que jamais pensou ser motociclista, mas que olhando para aqueles modelos se sentiu segura, e pulou da bicicleta para a vida motorizada.

Nesse cenário aparece a Pop 100. Na prática, uma Biz C 100 ainda mais simples, com partes plásticas mínimas visando um menor custo de fabricação e reparação em caso de quedas. Quanto ao motor, a capacidade cúbica foi mantida igual à da Biz, 97,1 cm3, mas com simplificações que miravam baratear a novidade sem prejuízo à confiabilidade e performance. Abaixo, vejamos as principais características de cada geração da Honda Pop:

1º Geração (2007 a 2009) - Batizada de Pop 100, a novidade foi apresentada no final de 2006 já como modelo 2007. O motor, derivado da C 100 Biz, trazia cilindro de ferro e câmbio convencional de quatro marchas, no lugar do cilindro de liga leve e câmbio semiautomático rotativo da Biz. A potência da Pop era cerca de 1 cavalo menor que a da Biz, 6,5 cv contra 7,6 cv. Porém, o menor peso (85 kg contra 91 kg) compensava a menor potência.

2ª Geração (2009 a 2015) - A carenagem da Pop 110i, as laterais e o para-lama dianteiro foram redesenhados, na balança traseira surgiu um para-barro, o escapamento virou preto com proteção cromada e o motor todo foi pintado de cinza (antes o cilindro era preto). Tudo isso foi acompanhado de mínimos ajustes mecânicos: um novo pedal de câmbio e sistema de catalisadores no escape para atender à Promot 3, melhorando o teor de emissões e reduzindo levemente a potência, de 6,5 cv para 6,1 cv.

3ª Geração (2015 a 2019) - A primeira moto Honda Pop 110i. O motor cresceu a 109,1 cm3 e disse adeus ao carburador, passando a ter injeção eletrônica PGM-FI. A potência foi elevada a 7,9 cv, o chassi ficou mais leve e as suspensões foram recalibradas. No visual, a Pop ganhou conjuntos ópticos mais modernos na dianteira e traseira e uma carenagem renovada. O banco recebeu nova conformação e também o painel da Pop 110i foi atualizado. Apesar da grande renovação, a Pop não perdeu sua identidade, ganhou ainda mais economia e passou a atender à norma Promot 4 de emissões.

4ª Geração (2019 a 2024) - A 4ª geração trouxe os freios CBS – Combined Brake System –, ou Combi Brake, dispositivo que reduziu espaços de frenagem, contribuindo para a segurança dos usuários, especialmente os iniciantes. Essa seria a mudança derradeira antes da chegada da Honda Pop 110 ES, com a tão esperada partida elétrica e câmbio semiautomático rotativo.

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