Time Honda HRC estreia com vitória na Copa do Mundo para motocicletas elétricas
O Time Honda HRC estreou com sucesso na FIM E-Xplorer World Cup, o torneio internacional de Endurocross, uma nova modalidade que combina a velocidade do motocross com os desafiadores obstáculos do enduro.
O campeonato, que conta com a chancela da FIM – Fédération Internationale de Motocyclisme –, teve início em Osaka, Japão, no fim de fevereiro, e terá mais quatro etapas, no decorrer de 2024, a serem disputadas na Noruega (maio), França (junho), Suíça (setembro) e Índia (novembro).
Na FIM E-Xplorer World Cup, competem equipes mistas formadas por homens e mulheres. A cada etapa, há treinos de qualificação seguidos de três corridas. O circuito conta com uma configuração especial, que mistura terra e outros tipos de terreno.
Ao guidão da Honda CR-E Proto, a moto elétrica da Honda, o espanhol Tosha Schareina e a italiana Francesca Nocera fizeram bonito na etapa de abertura e, aos olhos do público japonês, conquistaram a 1ª colocação para o Time Honda HRC, com destaque para Francesca, vencedora de três das duas baterias de que participou. Tosha foi duas vezes segundo e uma vez terceiro, e a soma desses resultados colocou a dupla um ponto à frente de seus rivais na classificação por equipes.
A Honda anunciou que pretende alcançar a neutralidade na emissão de carbono em todos os produtos e atividades corporativas em 2050 e em todas as motocicletas até 2040. Isso demanda um forte comprometimento com a eletrificação. Esse posicionamento foi corroborado pelas palavras de Koji Watanabe, presidente da HRC – Honda Racing Corporation:
“O compromisso da Honda com a neutralidade de carbono é cada vez mais importante, e assim a HRC decidiu participar da FIM E-Xplorer World Cup, uma nova categoria de corridas com motos elétricas. Assumir tal desafio demanda aprimorar nossas competências na área, acumular know-how e acelerar ainda mais o desenvolvimento para levar a utilização de tais conhecimentos aos produtos Honda.”
A motocicleta CR-E Proto é um exemplo prático do investimento da empresa na pesquisa de motocicletas “limpas”. O protótipo estreou com sucesso no fim do ano passado, participando da 8ª etapa do Campeonato Japonês de Motocross. É equipada com um motor elétrico com refrigeração líquida montado em um chassi derivado daquele usado na Honda CRF 250R, da qual herdou também as suspensões Showa de 310 mm de curso, freios a disco (300 mm na dianteira e 240 mm atrás) e rodas de 21 polegadas na frente e 18 atrás.