Sistema de controle de tração HSTC: tecnologia de segurança da PCX
A scooter Honda PCX é a nº 1 do Brasil desde sempre. Bastou chegar às concessionárias, há mais de uma década, que a PCX conquistou a liderança da categoria para nunca mais perdê-la. E lá se vão praticamente doze anos...
Mesmo com toda essa preferência, a Honda tem como política o constante aperfeiçoamento de seus produtos, e assim a PCX em 2022 ganhou não apenas um motor mais potente como um importante aperfeiçoamento: o sistema HSTC – Honda Selectable Torque Control, mais conhecido como controle de tração.
Abaixo, vamos responder as dúvidas mais frequentes sobre este equipamento, que nasceu equipando motocicletas de alta cilindrada, mas que agora chegou ao mundo das scooters.
O que é controle de tração?
É um dispositivo eletrônico de segurança, que evita ou limita a derrapagem do pneu traseiro em aceleração, o que pode acontecer tanto em vias pavimentadas como em estradas de terra.
Para que serve o controle de tração?
A derrapagem do pneu traseiro em aceleração pode levar ao desequilíbrio ou, em casos extremos, a uma queda. O sistema HSTC limita tal probabilidade.
Como funciona o controle de tração?
O sistema HSTC é dotado de sensores que detectam quando a velocidade da roda traseira ultrapassa a da roda dianteira, indicando assim a derrapagem. Nesta condição, a ECU – Electronic Control Unit, “corta” a demanda de potência, agindo no sistema de injeção eletrônica, o que inibe a derrapagem.
Controle de tração é a mesma coisa que controle de torque?
Sim. Existem vários modos de limitar a derrapagem da roda traseira de um veículo durante a fase de aceleração. Como explicado, o HSTC que equipa a PCX controla o torque enviado para a roda reduzindo-o momentaneamente. Outro método seria atuar eletronicamente no sistema de freio traseiro para conter a derrapagem.
O controle de tração do PCX pode ser desligado?
Sim, através de uma tecla situada no punho esquerdo. Luzes alerta se acendem no painel, informando que o dispositivo está ligado ou desligado.
Em quais condições o controle de tração deve ser desligado?
De um modo geral, apenas quando o sistema corta totalmente o torque enviado à roda traseira, por exemplo em um lamaçal. Neste caso, o HSTC desligado permitir que a PCX saia da situação de atolamento mesmo com a roda traseira derrapando.