A nova Honda Sahara 300 2024: Transmissão, suspensão e sustentabilidade – Parte 3

A nova Honda Sahara 300 2024: Transmissão, suspensão e sustentabilidade – Parte 3

Uma nova motocicleta nunca parte do zero. Ela é fruto da experiência acumulada nos modelos que a precederam, assim como – muito importante – nas opiniões dos usuários que através do tempo e da rodagem sugeriram aperfeiçoamentos. A Sahara 300 deriva de uma nobre linhagem de motocicletas trail que no Brasil tiveram como primeira representante a lendária XL 250R. Os muitos modelos que a sucederam, entre eles a NX 350 Sahara, da qual a novidade resgatou o nome, trouxeram inovações relevantes. Vejamos algumas aplicadas à Sahara 300.

Transmissão – A Sahara 300 é equipada com um câmbio de 6 marchas com embreagem deslizante e assistida. Ao acrescentar uma marcha o resultado prático obtido foi uma redução da rotação do motor em velocidade de cruzeiro em rodovia, o que beneficia o conforto, a economia de combustível e a durabilidade do motor. Já a embreagem deslizante é equipamento que aumenta a segurança, evitando a abrupta perda de aderência da roda traseira em reduções de marcha radicais. E quanto à assistência da alavanca, ela joga totalmente a favor do conforto e da melhor modulação da embreagem, o que inclusive ajuda na precisão da pilotagem.

Suspensão – O papel de motocicleta multiúso é um dos grandes trunfos da Honda Sahara 300, e para tal as suspensões de longo curso são fundamentais, garantindo conforto e capacidade de rodar em terrenos ruins. Na Honda Sahara 300, a suspensão dianteira permite um curso de 245 mm à roda aro 21 de alumínio, enquanto a suspensão traseira monoamortecida tem uma nova balança de alumínio que oferece curso de 225 mm à roda aro 18 polegadas. A utilização do alumínio nos aros e na balança visa à redução de peso e melhor capacidade de resistência a impactos. 

Sustentabilidade – A Sahara 300 atende às exigências da legislação PROMOT 5, o que na prática significa que o modelo será ainda mais amigo do meio ambiente, com emissões contidas ao mínimo, em benefício do meio ambiente. Importante lembrar que o motor da nova Sahara 300 é dotado do consagrado sistema de alimentação PGM-FI com tecnologia FlexOne, que permite abastecimento tanto com gasolina como com etanol.

Enfim, a Sahara 300 é uma motocicleta que efetivamente traz um novo padrão ao segmento e, na próxima (e última parte), você conhecerá mais algumas particularidades dessa tão esperada novidade.

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