Honda NC 750X 2024 agora com todas as versões produzidas em Manaus (AM)

Honda NC 750X 2024 agora com todas as versões produzidas em Manaus (AM)

Com mais de 10 anos de mercado, o conceito NC “new concept” conquistou um espeço inédito no mercado, aliando versatilidade e conforto. Como grande destaque para a versão 2024, a NC 750X DCT se torna o segundo modelo com a exclusiva tecnologia da Honda a ter produção local confirmada.

 

Sumário

1. Introdução

2. Generalidades do modelo

3. Características principais

4. Preço, cores e garantia

 

1. Introdução

A Honda NC chegou ao Brasil em 2012 como NC 700X em duas versões, Standard e ABS. Era exatamente o mesmo modelo que, pouco tempo antes, havia estreado na Europa, mercado extremamente exigente, mas que logo reverenciou a novidade como uma das mais interessantes e inovadoras motocicletas surgidas naquele período.

Desde então, a NC conquistou uma significativa parcela de fãs mundo afora, e no Brasil não foi diferente. Cerca de 25 mil unidades foram produzidas na planta da Honda em Manaus, AM, com a mesma especificação do modelo à venda no restante do planeta. A versátil crossover definiu um novo padrão, que no lugar da agressividade dos motores de 750 cc conhecidos até então valorizou um comportamento que privilegiava o excelente torque em detrimento da potência máxima.  

O moderno motor bicilíndrico com arquitetura inusitada permitiu criar no espaço normalmente ocupado pelo tanque um compartimento para abrigar um capacete integral, com o reservatório de combustível de 14,1 litros sendo deslocado para o centro da motocicleta, com bocal situado na porção do banco destinada ao passageiro.

Este arranjo ousado trouxe vantagens dinâmica pelo posicionamento do centro de gravidade mais próximo do solo. E quanto à teoricamente pequena capacidade do tanque, o baixo consumo de combustível fez a Honda NC alcançar, em condições ideais de uso, uma surpreendente autonomia de aproximadamente 350 a 380 km, cifra mais que suficiente para fazer do modelo uma estradeira de respeito.  

Outro ponto positivo derivado da nova configuração técnica foi a posição de pilotagem confortável, com o assento posicionado a reduzida altura do solo (apenas 10 mm mais alto que a CB 300F Twister), guidão largo, banco amplo, suspensões confortáveis e razoável proteção aerodinâmica promovida por um discreto e eficaz para-brisa.

Oferecida em seus dois primeiros anos de produção com motor de 670 cc em versões com freio convencional e ABS, a Honda NC virou sinônimo de motocicleta inteligente e versátil, adequada para uso urbano, rodoviário e competente em vias sem pavimentação. Em 2015 veio a primeira modernização, com a chegada do motor de exatos 745 cc, seguida de aperfeiçoamentos como as suspensões de maior curso, iluminação por LED, novo painel e ampliação do compartimento porta-capacete.

No início de 2022 a Honda NC 750X foi alvo de uma mais profunda e extensa atualização: a filosofia original do projeto foi mantida, mas a chegada de mais uma versão, com câmbio DCT, a exclusiva transmissão de dupla embreagem que já equipava a scooter X-ADV, a touring GL 1800 Gold Wing e versões da Honda CRF 1100L Africa Twin, deu para a crossover NC 750X maior capacidade de atender motociclistas que ambicionam uma moto com alta tecnologia, confiável, de excelente desempenho, econômica, confortável e adequada para diferentes tarefas.

Desde o mês de outubro de 2022 a fábrica da Honda em Manaus, AM, produz o sofisticado câmbio DCT. Sendo a única unidade fabril da Honda fora do Japão   a produzir motocicletas com o câmbio DCT. E a partir de novembro de 2023 passará a produzir também ao modelo NC 750X.

 

2. Generalidades dos modelos

A NC 750X é oferecida em duas versões que se diferenciam no quesito transmissão. A versão MT conta com câmbio convencional de seis marchas, dotado de embreagem deslizante e assistida. A versão NC 750X DCT traz o exclusivo câmbio de dupla embreagem, o sistema Dual Clutch Technology através do qual as mudanças de marchas podem ocorrer de modo manual, através de teclas situadas no punho esquerdo, ou de modo automático.

A parte ciclística tem no chassi tubular de aço tipo Diamond o destaque, uma vez que tal arquitetura “veste” o motor cuja característica é ter os cilindros inclinados 62º à frente, propiciando uma centralização de massas e baixo centro de gravidade, além de dar espaço ao compartimento situado entre guidão e banco, praticidade típica das scooters.

As qualidades de crossover se evidenciam pelo padrão de suspensões adotado, que conciliam um ajuste equilibrado no qual o curso da dianteira, telescópica, quanto da traseira, com sistema Pro-Link, visam adequação a um uso plural, admitindo incursões em vias com pisos irregulares. Tal característica de versatilidade se verifica também através dos três modos de condução que modificam a entrega da potência e torque do motor e do sistema HSTC - Honda Selectable Torque Control.

Quanto ao estilo, a NC 750X em qualquer versão é uma motocicleta cujo aspecto efetivamente combina com a alta tecnologia aplicada ao projeto. A modernidade é evidente no que pese a opção dos designers pela sobriedade, evidenciada pelas combinações de cores e grafismos mínimos, que resultam em uma motocicleta imponente, mas de modo nenhum exageradamente chamativa. 

    

3. Características principais

3.1 Design & aspectos práticos

• Iluminação Full-LED

• Proteção aerodinâmica efetiva
• Compartimento de 23 litros

A filosofia “New Concept” que norteou o projeto do modelo é evidente inclusive no visual da NC750X, cujo estilo minimalista não implica em visual anônimo. De fato, a NC 750X transborda caráter e personalidade, com superfícies que se unem resultando em uma motocicleta harmoniosa e singular, que se destaca em todos os aspectos, sem ser excessivamente chamativa.

Neste contexto um ponto de grande atração é o conjunto ótico frontal, com farol de LED e luzes DRL diurnas que conferem à parte frontal da NC750X uma agressividade discreta, marcante, cujo complemento é o pequeno e eficiente para-brisas. Destaque merece o banco de dois níveis, com conformação que resulta em uma elegante continuidade estética, unindo a parte frontal à rabeta, com lanterna traseira em LED embutida.

Exclusividade da NC, o compartimento capaz de conter um capacete integral tem 23 litros de capacidade é um ponto alto do modelo pela praticidade e versatilidade que possibilita no uso do dia a dia. O controle dos parâmetros relacionados a condução e manutenção tem no painel LCD colorido um aliado eficaz, sendo possível gerenciar modos de condução de maneira simples e prática. Um importante equipamento de segurança é o ESS - Emergency Stop Signal, que em velocidade superior a 50 km/h fará piscar as luzes de emergência em caso de frenagem brusca.

Proteção extra contra roubo é garantida pela chave de ignição dotada de sistema imobilizador da HISS – Honda Ignition Security System, com chip embutido na chave que deve ser identificado pela ECU – Electronic Control Unit para permitir o acionamento do motor.

 

3.2 Motor

• Sistema de acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire

• Câmbio convencional ou DCT – Dual Clutch Transmission

• Três modos de condução + modo personalizável
• Controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control

 

O motor da NC750X e NC 750X DCT é um bicilíndrico paralelo de arrefecimento líquido e cabeçote OHC de 8 válvulas. Os projetistas buscaram dar a tal motor um caráter que privilegia baixas e médias rotações, com curso dos pistões longo, peculiar conformação das câmaras de combustão e virabrequim de elevada massa de inércia, que auxiliam neste intento. Os cilindros são inclinados 62º à frente, o que restringe a altura e permite centro de gravidade baixo. Tanto a NC 750X MT como a DCT dispõe do acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire e três modos de condução pré-definidos e um personalizável, além do controle de tração HSTC. A potência máxima é de 58,6 cv a 6.750 rpm, o torque máximo de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm.

Os três modos de condução – Standard, Sport, Rain mais o User, personalizável –, podem ser selecionados através do seletor no punho esquerdo. O modo Sport a entrega a potência integral e o freio-motor é mais agressivo, com baixa atuação do sistema HSTC e, quando disponível, o DCT estará em modo 4. No modo Rain a entrega da potência é mais suave, assim como freio-motor. A intervenção do HSTC é elevada e o DCT fica em nível 1. O modo Standard é o ponto intermediário na entrega de potência, efeito de freio-motor e nível de atuação do HSTC, com DCT em 2. O User oferece a possibilidade de escolha dos parâmetros de acordo com as preferências do condutor.

O sistema HSTC permite ajuste do controle de tração em três níveis, sendo o 1 menos intrusivo e o 3 o mais elevado, adequado a pisos escorregadios. A desativação do sistema é possível. Tanto a versão com MT como a DCT têm como característica da relação de câmbio as três primeiras marchas curtas para favorecer a capacidade de aceleração, enquanto as três restantes marchas são longas, o que é particularmente benéfico para o consumo e uso rodoviário. Uma importante característica deste motor é o baixo nível de vibrações por ser dotado de eixos equilibradores. O virabrequim a 270º e os intervalos de ignição irregulares também contribuem para a suavidade do motor, cuja pulsação característica é outro aspecto muito apreciado pelos fãs do modelo.

A modernidade no projeto do motor bicilindrico que equipa as NC 750X não se verifica apenas em sua arquitetura externa, mas também em aspectos internos inovadores, como a solução de dar ao eixo de comando de válvulas a tarefa de acionar a bomba de água, assim como os eixos equilibradores servem para movimentar a bomba de óleo. A embreagem da NC 750X MT tem assistência no manete, o que reduz o esforço no acionamento. Por ser do tipo deslizante, a tendência ao bloqueio da roda traseira em reduções de marcha mais rápidas é contida em prol da segurança. Reconhecido pela sua economia de combustível, o motor da NC750X é capaz de oferecer autonomia próxima dos 400 km.

 

3.3 Transmissão DCT – Dual Clutch Transmission

• Trocas de marcha vinculadas ao modo de condução selecionado

• Modo USER com quatro possíveis opções
• Controle adaptativo de embreagem

A tecnologia DCT é uma exclusividade da Honda no âmbito da indústria motociclística e com mais de uma década desde sua implantação vem paulatinamente ganhando consenso entre os motociclistas. Cerca de 60% dos clientes optaram pela transmissão DCT para a NC750X na Europa, que é o maior mercado deste modelo.

 

A simplicidade na operação e sua confiabilidade estão no centro de tais preferências, este último aspecto muito vinculado à genialidade do projeto. O câmbio DCT usa duas embreagens, uma que serve 1ª, 3ª e 5ª marcha; outra 2ª, 4ª e 6ª. Cada conjunto de marchas, pares e ímpares, tem eixo-piloto e embreagem exclusiva, que conta com um circuito eletro-hidráulico para atuar na mudança de marcha enquanto a outra pré-seleciona a mudança seguinte. Passar ou reduzir marchas pode ser um procedimento automático ou manual, através da ação nos seletores posicionados no punho esquerdo.

Tanto usando as teclas como deixando o câmbio em modo automático, as mudanças de marchas são rápidas, com um intervalo imperceptível na entrega de tração à roda traseira. No uso urbano a transmissão DCT em modo automático oferece menor esforço ao condutor e melhora a pilotagem, permitindo maior apuro na condução da motocicleta. A operação manual do DCT pelo punho esquerdo do guidão é simples e ergonomicamente correta, e especialmente indicada em situações de condução em estradas tortuosas e na pilotagem esportiva.

 

3.4 Ciclística

• Chassi tipo Diamond tubular de aço

• Suspensão dianteira SDBV – Showa Dual Bending Valve
• Monoamortecedor traseiro Pro-Link ajustável na pré-carga da mola

A arquitetura do chassi de aço tipo Diamond foi uma opção ideal para a obtenção do espaço na área entre a coluna de direção e o subchassi, assim como para a ancoragem do motor bicilindrico. O uso de tubos de espessura e peso variáveis induziu a obter uma estrutura leve e ao mesmo tempo resistente, capaz de fazer frente às exigências de um modelo destinado a utilizações variadas, com possibilidade de usos em longas viagens e consequentemente com carga.

Uma hábil escolha da geometria do chassi – 27º de ângulo de cáster, 110 mm de trail – indica a agilidade esperada de um modelo multiuso e o mesmo pode ser dito sobre a distribuição de massa entre roda dianteira e traseira, que é de 48% - 52%. O peso a seco ao redor dos 200 kg e a baixa altura do banco ao solo, 800mm, favorecem manobras e tornam a condução da NC 750X tarefa ao alcance inclusive de motociclistas de baixa estatura e/ou inexperientes. O mesmo pode ser dito de fatores como o apurado estudo ergonômico, que resultou em posição de condução ereta que oferece ótima visibilidade. O largo guidão e pequeno raio de esterço e baixo centro de gravidade complementam o equilíbrio e resultam em excelente o controle a baixa velocidade.

Destaque técnico pode ser atribuído para a suspensão dianteira de 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso. O sistema SDBV - Showa Dual Bending Valve, é garantia de eficiência e manutenção reduzida. A suspensão traseira Pro-Link de 120 mm de curso se caracteriza pela progressividade no amortecimento e conta com regulagem da pré-carga da mola. Na frenagem, à frente age o disco tipo wave de 320 mm com cáliper de dois pistões. O disco traseiro, também tipo wave, tem 240 mm e pinça de pistão simples. O sistema ABS de dois canais é equipamento de série em todas as versões da NC 750X. As rodas são de alumínio fundido, de 17 x 3,50 polegadas na dianteira e 17 x 4,50 polegadas atrás, calçada com pneus de 120/70 ZR17 e 160/60 ZR17.

3.5 Acessórios

• Opcionais com padrão de fábrica

• Malas laterais e top box dedicados ao modelo
• Kits de iluminação suplementar e para proteção

A série de acessórios originais dedicado para a NC 750X está disponível nas concessionárias Honda. A qualidade de tais componentes segue o padrão tradicional da marca, tendo sido estudados para atender clientes que equipar e/ou diferenciar suas motocicletas. Além dos acessórios originais, os produtos Honda Store, – capacetes, roupas específicas para pilotagem e coleção casual – são complemento perfeito para a crossover mais tecnológica de seu segmento.   

4. Preço, cores, garantia

As Honda NC 750X MT e Honda NC 750X DCT 2024 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia. A previsão de chegada às concessionárias de todo o Brasil é a partir de janeiro e preço sugerido de R$ 52.680,00 (versão MT) e R$ 58.680,00 (versão DCT), base São Paulo, SP, não inclui despesas com frete ou seguro:

Honda NC 750X MT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 52.680,00

Honda NC 750X DCT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 58.680,00

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