Moto Fest promove palestra anti cerol para estudantes de Contagem

O inverno mal começou e as linhas chilena ou com cerol já podem ser vistas pelo céu da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para conscientizar os jovens que aproveitam os ventos típicos dessa época do ano para soltar pipas, a Moto Fest Honda, a Economy Clube de Benefícios e a Prefeitura de Contagem realizaram no dia 21 de junho a palestra “Jovem Legal não usa Cerol”.

Cerca de 250 estudantes, do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Heitor Villa Lobos, tiveram a oportunidade de escutar as orientações do bombeiro militar da reserva Rogério Rocha. De acordo com ele, a cada semana aproximadamente dois motociclistas são feridos por cerol ou linha chilena na RMBH. Ele ainda avaliou que 100% desses acidentes são graves e podem ser fatais.

“Geralmente o adolescente não tem consciência das consequências em soltar pipa com cerol ou linha chilena e nessas palestras temos a missão de orientar esses jovens. Para se ter uma ideia, o corte de uma artéria pode fazer a pessoa falecer em cinco minutos, antes da chegada do socorro”, explica Rogério.

Além de orientar a população sobre esse assunto, a Moto Fest também promove treinamentos gratuitos para motociclistas. O projeto Pilotagem com Segurança surgiu há três anos, após constatar que 60% dos acidentes de trânsito na região metropolitana estão relacionados a motociclistas, de acordo com dados da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

“Hoje, segundo o Detran, mais de 200 mil motos circulam por Contagem todos os dias. Nosso propósito é conscientizar esses motociclistas sobre a importância da direção segura. Queremos promover um trânsito com menos acidentes”, destaca o gerente comercial da Moto Fest, Adriano Marquezani.

Segundo a administradora da Regional Riacho, Leandra Medeiros, a prefeitura espera que a parceria com a concessionária seja duradoura e a expectativa é de que novas ações sejam promovidas para alertar a população. “Essas ações educativas são de grande relevância para a formação de uma sociedade mais participativa e consciente”.

O motociclista que desejar participar dos cursos ou o diretor que queira levar a palestra sobre o risco uso do cerol e linha chilena para suas escolas podem ligar para a Moto Fest no telefone 3503-6000 e solicitar o serviço.